sábado, 20 de setembro de 2008

Arte Cibérnética e educação

Foto: http://vejasaopaulo.abril.com.br/

Arte Cibernética e Educação

Assim como a velocidade da luz, se faz urgente atentarmos para relação da arte cibernética ligada à educação. Não se trata de uma emergência que representa perigo, mas emergência no sentido de levar essa tecnologia artística a dialogar com a área educional. É extremamente importante a interação do aluno com a arte e tecnologia. Um exemplo disso é a mostra cultural "Emoção Art.Ficial 4.0", onde podemos observar e até interagir com algumas obras de arte ligadas a tecnologia, como o trabalho da brasileira Raquel Kogan(veja na foto acima), uma obra intimista intitulada de Reler na qual temos a nossa frente uma estante composta de 50 livros-objeto. Ao abrirmos um livro, um mecanismo inicia trechos gravados de diversos autores. Dessa forma, o público compõe um manuscrito sonoro, sem que cada visitante deixe de ouvir o trecho do livro escolhido. Esta obra foi vencedora do Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética em 2007.
O Brasil é repleto de atividades interessantes, mas tirar o aluno do cotidiano e trazê-lo para a realidade tecnologica aliada à arte é fazê-lo pensar, investigar, e quem sabe até criar.
É importante ressaltar que o professor é de extrema importância nesse processo aluno x tecnologia, seja com relação à arte ou qualquer outra disciplina. Todo o processo requer um olhar mais abrangente que envolve novas formas de ensinar e aprender, a complexidade se apresenta de diversas maneiras quando tentamos integrar o novo, o diferente. As pessoas questionam; mas o que há de diferente na informatização, na tecnologia invandindo cada vez mais nossos espaços? O que difere é que o compromisso com a educação tende a se ampliar, uma vez que estudantes tem acesso fácil a informática, mas não tendo orientação não haverá formação e sim deformação.
Com a amplitude dessas possibilidades, se pautada em princípios que priorizam a construção do conhecimento, do aprendizado de forma humanista , requer dos profissionais da área novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional: isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
Outro fator que raramente se pensa e creio é de fundamental importância, é levar aos pais de alunos informações sobre os novos caminhos do ensino e as novas formas de aprender integradas a tecnologia, trazê-los para o mundo virtual, dessa maneira eles(pais) em casa e professores na escola" falam a mesma língua"; e temos a chance de humanizar cada vez mais o ensino.





















































































































































































































































































































































































Nenhum comentário: