terça-feira, 23 de setembro de 2008

Grande Pessoa

Foto: omj.no.sapo.pt/fotografias.htm
Texto 1: pensador.info/fernando Pessoa
Texto 2: Silvia de Souza e Souza

" Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso".

Fernando Pessoa escreveu obras tão grandiosas e em vida nunca foi reconhecido, morreu sem que seus projetos intelectuais se realizassem, seus últimos anos foram de angústia, como um profeta que espera ver sua profecia se cumprir, mas isso não aconteceu. Hoje podemos publicar tudo em blogs na internet , ou correr atrás de uma editora que se interesse pelo nosso trabalho. Se naquele tempo Fernando Pessoa tivesse um computador com internet... Mas isso não nos impediu de conhecer esse poeta maravilhoso e seus heterônimos. Acho que Fernando Pessoa era sim as várias pessoas de seus heterônimos, assim como cada um de nós, que somos um, mas no íntimo somos muitos.

" Sou do tamanho do que vejo... E não do tamanho de minha altura". Fernando Pessoa

4 comentários:

Ge Dias disse...

Adorei os seus textos, Sílvia. Não sabia que você escrevia tão bem.

Silvinha, SP, Brasil disse...

Minha querida,
Você não imagina como seu comentário me deixou feliz, na verdade estou escrevendo um livro há um ano e meio e cada vez que leio acho que não está bom, então quando postei estes textos no blog, não achei que alguém fosse gostar.
Obrigada pela gentileza
Silvinha

Flávio Mello disse...

oi linda...

"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm."

belo texto, marcante viu... parabéns... comod eve ser... beijo

Enio MoraesJúnior disse...

Somos muitos, não somos um... Gostei do que vc propõe que pensemos. É isso aí, continue expressando-se, e que o lançamento do livro seja para breve! Sucesso!